quinta-feira, julho 20, 2006

Sobre destinos - parte III


Esta noite eu tive um sonho.

Sonhei que ia visitar meu sobrinho Victor em Barra Funda. Era lá que ele estava morando. Ele em São Paulo estava exercendo a função de DJ, morava com uma amiga, numa casa simples e confortável,... eu nunca pensei que um dia ele viesse a trabalhar com música!!! Pensei que ele seria atleta, pois foi o que ele sempre sonhou toda sua infância e início de adolescência. Mas futuro é assim mesmo cheio de surpresas, o que podemos garantir é qual caminho vamos percorrer, mas não podemos escolher se iremos ou não ter dificuldades ao caminhar e se chegaremos ao final.

Nunca sabemos se no futuro vamos ser de fato um DJ, um aviador, militar, professor, jogador de futebol. Mas saberemos sim se vamos seguir uma boa coisa para a gente ser. Sabemos isso sempre também de quem de fato amamos, pois amar é proteger o outro, é guiar... é influenciar para que as coisas sejam positivas, é preocuparmo-nos ao ponto de só deixar o outro seguir sozinho quando ele já estiver "acertando o passo".
E era assim que fazíamos com Victor, amando como se ama o irmão, sobrinho, primo, filho, neto, amigo... e sabíamos que um dia ele estaria honestamente vivendo, alegremente compartilhando seus saberes com seus filhos, batalhando cheio de esperança sempre uma atividade que pudesse lhe deixar bem socialmente; por mais humilde que fosse sua vida, por mais dificuldades que enfrentasse pela frente. Talvez ninguém largasse a sua mão de tanto amor que gostaríamos de lhe dar!

Mas nas curvas do caminho da vida ele foi pego de surpresa por uma dificuldade que interrompeu o início das descobertas para o mundo adulto.

Uma bala de revolver atirada covardamente, sem menor sinal de defesa de sua vítima, matou a esperança muito boa digna de quem ama, matou toda uma expectativa de quem investia no futuro de Victor, matou a alegria de vê-lo conquistando seu espaço, de ir vencendo as batalhas, de ir descobrindo pouco a pouco o que a vida tinha a oferecer, matou a possibilidade de meu sobrinho tentar um vestibular, tentar uma atividade que lhe viesse a gerar renda, de namorar, de arrumar seu quarto, de divertir-se com seus amigos... matou a possibilidade de alguém viver ao menos sua juventude que estava apenas começando.

Um tiro de alguém que não acredita no amor, não acredita em um bom futuro e que não liga se vai ter ou não isto para si e por isso mesmo não liga se o outro também terá.

Este tiro matou a possibilidade de meu sonho, que tive esta noite, tornar-se realidade.

Quero apenas que o culpado seja preso, que ele cumpra a pena que a justiça humana possui para ele. Desejo isso por amor, por amor a outras pessoas que também existe no mundo e que não merece (e que ninguém deva merecer!) ter em sua frente alguém que desumanamente lhe tire a escolha de um dia caminhar sozinho, de sonhar e tentar realizar seus sonhos.

O Alto José do Pinho no Pátio de São Pedro... Não perca: fato histórico!!

Será o show de lançamento do disco Alto Falante 2 gravado ao vivo com as principais bandas do Alto José do Pinho ( infelizmente não temos neste projeto a Armas da Verdade... será que ainda existe?)

O Pátio esta noite estará pegando fogo com todos os punks e fãs oitentistas do Recife que deram a cara desta cidade antes da explosão do movimento mangue. O evento tá marcado às 19 horas com as bandas: Os Maletas, D'miops, Bond of Union, A Ostenta, Nanica Papaya e a III Mundo.

Quem gostar que vá! Eu recomendo... mas tem também o show do Silent Cry no Armazém... e agora???

Nunca tem nada na cidade quando tem é assim: um esbarrando no outro... embora o público seja quase todo outro. Eu sou uma ds poucas pessoas que gostaria de ir aos dois... hum... daqui pra noite eu decido.

Silent Cry no Recife


Vou andando pelas ruas do Recife e recebendo as informações. Interessante que tenho um privilégio: recebo os convites e ainda tenho a possibilidade de discutir sobre o evento para o qual fui convidado com os seus próprios produtores!

Legal isto, mas vamos primeiro aos informes:

Nesta quinta-feira ( 20 de julho de 2006) irá acontecer o show do Silent Cry ( a mais importante banda de Gothic Metal do Brasil e sem mas mas...). A apresentação será no Armazém 14 às 21 horas, o ingresso custa R$10,00, terá participaçõ de mais duas bandas: Caravellus e Empty Book. No local também terá a venda da Moondo Records ( para quem não sabe um forte selo musical daqui do Recife! Quem quiser conferir: www.moondorecords.net ).

A Silent Cry surgiu em Minas Gerais no começo dos anos 90 e tualmente já tem público fora do Brasil mesmo sem sair deste... quem quiser conferir a ótima banda com o vocal maravilhoso de Sandra Félix vá ao show ou dá uma procuradinha na internet e faça uns downloads... a banda deixa!

O problema do show no Recife é : o Armazém 14 tem uma péssima acústica! Isto todo leigo já sabe inclusive, mas como diz Edói (produtor da parada e que ninguém reconhece a ralação que este cara faz para esta antiga e representativa cena metal do Recife)... se não for no Armazém vai ser onde? No Recife atualmente depois do Armazém só temos a Casa do Frevo que está caríssima para a infra e espaço que se tem...

E mais uma vez vamos lamentando esta visão imediatistra dos donos de casas de shows no Recife que quer tirar em uma noite a grana de um mês... se fosse mais barato mais shows aconteceria... o jeito é correr para o Armazém, não tem outro espaço.

quarta-feira, julho 19, 2006

Papo de voto nulo de novo?

Recebi hoje de um grande amigo meu (Dejean, grande figura da cena musical de Casa Amarela) um zine punk intitulado Folha Underground (edição número 7),e que como quase todo zine punk no Brasil, possui um monte de textos bem panfletários, muitos dos quais eu até me identifico embora não goste de como são escritos: sem aprofundamento do tema, sem maiores explicações, como se fossem palavras de ordens de interesse da população, como se a mesma concordasse e entendesse com tudo aquilo ali escrito.
Neste zine tinha uma afirmação sobre o voto nulo: segundo a legislação brasileira, se a eleição tiver 51% de votos nulos, o pleito é anulado, novas eleições são convocadas imediatamente e os candidatos concorrentes são impossibilitados de concorrer na próxima eleição.
Toda época de eleição é a mesma coisa: um monte de gente inconformada, pê da vida, que não acredita na política (digo: dos políticos), começa a fazer campanha e até mesmo debates e palestras sobre o Voto Nulo. De um lado os punks e anarquistas e de outro lado os marxistas mais radicais que querem tomar o poder. Estou falando sério!!! Semana passada na USP teve até um grande encontro sobre o tema e muita gente influente na sociedade participa deste movimento, inclusive professores universitários!!!
O problema é que muitas vezes a campanha pelo Voto Nulo traz uma desinformação e desta forma se faz acreditar que temos o poder de, através de votos nulos, cancelarmos o resultado de uma eleição e ainda por cima impedirmos os candidatos a se recandidatarem! Não se anula o resultado de uma eleição por causa da quantia de votos nulos (pois o presidente por exemplo ele é eleito com mais de 50% dos votos, não computados os nulos e brancos). Se a maiorida da população votar nulo, isto apenas vai mostrar a insatisfação da população e vai expressar a falta de legitimidade política tanto do candidato como talvez do próprio processo eleitoral.
Votar nulo é um direito do eleitor, como também fazer campanhas pelo Voto Nulo. Mas não devemos incentivar a população através de uma campanha falsa, com informações falsas repetindo inclusive as campanhas de muitos políticos (talvez todos) que mentem, enganam, induzem as pessoas a votarem através de promessas irrealizáveis.
Uma eleição só é cancelada ( e depois uma outra realizada em tempo brevíssimo de alguns poucos dias) se houver irregularidade em mais de 50% dos votos! E talvez isto é que gere a confusão! Resumindo: voto nulo não anula eleição!
Bem, a desinformação sobre o Voto Nulo corre solta pela internet e por isso resolvi expor aqui a informação correta juridicamente... Não queria que a população até pelo Voto Nulo fizesse isso por manipulação ou por ignorância, mas por uma convicção de quem não tem opção.
Então leitores eleitores: se liguem nas informações... a melhor coisa mesmo é ler tanto o que a Constituição Federal fala sobre isso como a Lei Eleitoral.
Vou enviar uma carta rapidinho para o zine. O endereço do zine é; Rua Estrela Dalva, número 74 Alto Santa Izabel. casa Amarela - Recife-PE CEP 52 070-525.
Ah, e se for votar nulo: vote consciente!

Sobre destinos - parte II

Um ano da morte de Jota Bê. Grande companheiro, cientista social, anarquista militante, capoeirista, pai de Flora e quem me iniciou nas leituras de Nietzsche. Compartilhamos muitas coisas, poemas e sentimentos vários diante dessa injustiça toda que domina o mundo. Quero que sua sapiência esteja sempre viva dentro de mim.

Ele, junto à Fábio e Zeca (este que também se foi vítima de uma violência estúpida!). Serão eternos heróis de minha juventude. Não os esquecerei nunca e nem de nada que tenham me ensinado.

E amanhã comemoremos o dia do amigo.

domingo, julho 16, 2006

Sobre destinos - Parte I

Introdução:

Às vezes existem situações em nossas vidas que determinam um caminho contrário ao que estávamos realizando.
Tem pessoas, de fato, que nem caminho consegue tomar.
Muitas vezes andamos mais da metade do caminho e abruptamente a direção muda.
Podemos ficar perdidos.
Podemos também derrapar numa curva.
Não qualquer curva.
Não qualquer derrapagem
E não são poucas as vezes que parece mais uma desgraçada conspiração:
A mais imprevisível curva com a mais desesperada derrapagem.
A vida toda pode ser narrada, cheia de causos, cheia de histórias...
Existem histórias para serem contadas
Mas existem outras histórias...
Fatais para os que poderiam contá-las.

O poema abaixo talvez queira dizer a mesma coisa: só que com outras palavras e focada na experiência de uma única pessoa:

"Um novo papel é entregue pra mim
Não sei se é este que eu quero
Nem tudo que existe é adaptável
Meu coração bate forte e sabe o que espero

Mas um alguém não me procura,
Mais um alguém não me reconhece
Procuro aos ventos, às estradas,
Aos sonhos e modelos predeterminados
Tentativas e respostas
Querendo sempre estar a algum lado

Além deste, o lado do nada.
Além deste, o lado do acaso.

Ao lado do mote da impossibilidade
Esta é mais uma chance que eu tenho:
Meu momento é a não oportunidade
Ou nunca existiu o meu momento."

I Ching, o hoje e o amanhã. (Por Q?).

terça-feira, julho 11, 2006

Morreu Syd Barret?


Caramba!
Recebo a notícia assim, 4 dias depois e não vejo nada na grande imprensa! O cara era simplesmente um dos maiores compositores da música popular(?) mundial, do rock mais psicodélico que pudesse exitir!
Grande compositor do disco do Pink Floyd "The Piper at the Gates of Dawn"e dos solos "The Madcap Laughs" e "Barrett".
Quem não conhece ainda... escutem. O cara era genial!!!

Mas ele já se foi.

Então Syd: até logo...

sábado, julho 08, 2006

Evandro abra um bar.


Há umas semanas surgiu para mim a oportunidade de abrir uma pequena cachaçaria no Recife, quase em frente ao já bastante conhecido bar Central, bem, o ponto tinha um valor que eu poderia bancar, mas como este ainda não era o ponto de meus sonhos deixei passar e as vezes isso bate um pouquinho de arrependimento. Ia abrir um bar que não existe no centro do Recife: vitrola tocando uns vinis, uma variedade legal de cachaça, pouca mesinha, todas na rua, dentro um pequeno balcão e tudo em madeira, uma pequena cozinha para preparar único e exclusivamente caldinhos, além disso, a idéia era também servir carambolas, cajás, cajus e laranjas-cravo gratuitamente aos bebedores de cana e servir também azeitonas, queijo qualho e salaminho... coisa de quem bebe! Ia ser um bar boa pinta e que muita gente ia gostar. E nada de radiola de ficha, nada de refeições, nada de banda tocando até porque não se teria espaço e dispensaria também garçons... Só bate-papo tira-gosto música para se ouvir e birita!
Seria um bar onde eu colocaria pra tocar o disco “Hermeto Pascoal ao vivo em Montreux Jazz Festival”, o “Aprendendo a Nadar” de Jards Macalé, “Três Lugares Diferentes” de Fellini, “Amigos Invisíveis” de Edgard Scandurra, “Pérola Negra” de Luiz Melodia, o “Atom Heart Mother” do Pink Floyd e “Eletric Dreams” de Jonh McLaughlin WithOne Truth Band!!!!! Som, gente, som pra tomar umas e conversar de encher o saco principalmente sobre música!!!!!
Bem... quem sabe ainda abro um desses... mas tenho outras idéias na mente...
Quem faz parte do Orkut pelo menos que vão trocando suas figurinhas na comunidade que Enaile criou: Evandro abra um bar. Vai me ajudar muito para eu construir um bar que sej de fato uma criação coletiva. Talvez esta seja a minha saída para viver de forma mais bem resolvida com a vida. E... cachaça forever!

quinta-feira, julho 06, 2006

Uma vez III Mundo sempre III Mundo...

Quem gosta de hardcore leia esta postagem, quem não gosta pule para a mensagem seguinte, que não tem nada aqui pra você... que radicalismo, né? Pois é mas esta é uma forma legal de divulgar o shou do III Mundo.... banda de mais de dez anos de vida daqui do Recife, mais precisamente do Alto José do Pinho... um dos Altos que eu amo e que muita gente boa mora lá, como Neilton (que na verdade mora embaixo do alto...rsrsrsrsrs), guitarrista da banda Devotos.

Pois é, a III Mundo vai tocar (com outras bandas do Alto, que eu ainda nem sei quais serão) dia 20 de julho no Pátio de São Pedro às 19 horas. E estarão divulgando o disco Alto Falante 2 - gravando o show.

A banda tem como vocalista o veterano velho de guerra Sérgio do Rato e Adriano Leão na guitarra (este é amigão mesmo que tem um blog massa que vc tanto pode conhecer a banda terceiro Mundo como pode conhecer outras bandas legais...). Na verdade este blog ( http://carozorecords.blogspot.com/ ) funciona como um site do Carozo Records que é seu estúdio de gravação, quem é fã de Stela Campos também serve como porta de entrada para o blog desta excelente cantora (a minha preferida do Brasil!!! Quem quiser me dar os discos dela de presente eu aceito, pois só tenho o primeiro, ok?)

O recado tá dado. Até!

quarta-feira, julho 05, 2006

Curso de produção independente... em Belo Horizonte!

Para quem tem interesse de produção musical, para quem tem interesse de produzir seu trabalho fonográfico de maneira independente e pra quem luta contra as grandes gravadoras, em Belo Horizonte está sendo oferecido um curso inédito, pela junção de conteúdos, que vai desde história da produção fonográfica brasileira até a parte técnica de produção em estúdio, passando por crítica musical e elaboração de projetos culturais.

O curso PRODUÇÃO FONOGRÁFICA CONTRA-INDUSTRIAL abordará os aspectos mais relevantes do ponto de vista crítico e prático para pessoas interessadas na inserção ou acompanhamento desse mercado em todos os seus elos.

A justificativa para se fazer um curso assim é a de que estamos vivendo um momento ímpar na história da produção cultural através dos suportes técnicos. A emergência de novas tecnologias tem alterado profundamente os fazeres artísticos em todas as áreas, assim como a própria noção de mercado cultural e a valorização comercial de seus produtos. A perda de espaço das produções lançadas pelas majors (grandes gravadoras multinacionais) e a emergência de segmentos alternativos à produção massificada de discos obriga artistas, produtores, empresários e diversos tipos de profissionais a repensarem seus papéis nesse processo.

A equipe do curso será:

- Renato Villaça – compositor, pesquisador, produtor musical e mestre em Comunicação Social (UFMG).
- Makely Ka – poeta, compositor, produtor cultural, idealizador da distribuidora “NaMarra”, “Selo Musical” e “Revista de Autofagia”.
- André Tavares (Cabelo) – técnico de estúdio e produtor musical.

Imagino que um curso destes seria de extrema importância aqui no Recife, principalmente pelo fato de que vivemos uma efervescência produtiva musical imensa, mas dependendo de um mercado e muitas vezes de tecnologias do sudeste do país.

Maiores informações sobre o curso com o Renato Villaça através do e-mail: renatovill@yahoo.com.br

terça-feira, julho 04, 2006

Gente dá uma olhada nos links ao lado!

Saiu uma denúncia seríssima sobre a Casa da Juventude do Recife no blog A Merda Diária.

Quem quiser acessar é só ir na parte de links ao lado... e quem quiser saber mais sobre A Casa da Juventude também!

É isto.

segunda-feira, julho 03, 2006

Nossa Senhora Conceição Tchubas

Eu sou devoto desta santa e esta é a expressão máxima que eu conheço do catolicismo!
É escutar para crer a tamanha lisergia que tomará conta de você.

Recebi um recadinho num e-mail de um brother e baixista da banda... o Grilo!

Repasso a vcs:

Durante o intervalo das gravações em estúdio do cd VOLUME 9 (ainda em processo de mixagem), várias jams sessions foram gravadas ao vivo no estúdio caseiro da banda! Confira o resultado no site da trama. estão todas as faixas do cd SEM TÌTULO disponíveis para download! aproveite a viagem enquanto o VOLUME 9 não chega!

Conceiçåo Tchubas: http://tramavirtual.com.br/artista.jsp?id=23836
jazzy metal Flai na wei!!

Falô!!!

domingo, julho 02, 2006

Eu prefiro ser um um obsessivo compulsivo...

Vamos lá, vamos lá...
Coragem Evandro, trabalha mano!
Escreva neste teu blog ô!

Na verdade nem sei porque eu não posto as coisas que escrevo... tenho tanta coisa que eu ainda não postei...

Mas chegará o dia de cada coisa, chegará...

Bem, também nem sei porque as pessoas não deixam mensagens nele... sempre me mandam e-mail dando alguma sugestão, mandando críticas, reclamando da ausência de novas postagens, elogiando os poemas, pedindo mais poemas... eu sei que a única coisa que presta nele são os poemas... estou até pensando em fazer um blog só de poemas... é uma hem? O que acham?

Mas tenho outra novidade também: vou fazer um blog somente de entrevistas, ou de bate-papo... que doido hem?

Pois é... é isso aí... e não tenho mais o que dizer.