quinta-feira, junho 22, 2006

Futebol: gostar ou não gostar... eis a questão!

Engraçado este negócio de Copa do Mundo, faz um monte de gente que não gosta de futebol adorá-lo ao menos temporariamente! Bem daí vc tira o poder da mídia, não é mesmo? Eu além de não gostar de futebol não sou adepto do nacionalismo. Mas obviamente quero que o Brasil seja uma nação mais justa, com uma condição melhor a oferecer para seus residentes... Mas não é com Copa do Mundo que vamos oferecer isto, e já vi que também não é com futebol que vamos oferecer união e paz nesta terrinha - ao menos da forma que este esporte é administrado aqui.
bem , n´~ao quero disc utir agora o surgimento da violência, qual a origem desse atual valor cultural que cada dia mais cresce no Brasil: a atitude violenta. Nem sei se é ao certo um valor cultural ou se é uma imensa epidemia psico-social que tem tomado as mentes das pessoas numa grande onda de inconsciente coletivo.
Não quero falar disso agora, mas sim do meu envolvimento com Copa do Mundo. Quando eu era adolescente fiquei bem vidrado com uma copa ( acho que a de 86), e nesta época eu tinha apenas 12 anos, já curtia muita música e estava super vidrado com as informações que iam aparecendo na televisão... bem, esta foi a única vez em minha vida que eu acompanhei uma Copa do Mundo e , talvez para a felicidade de minha emancipação de uma possível alienação, o Brasil perdeu numa final decidida à pênaltis, eu fiquei super triste, era são João, fui ao São João de Paulista ( cidade vizinha que nesta época a festa junina de lá era uma das referências do estado) e chorei qd num show de fafá de Belém ela cantou o Hino Nacional Brasileiro naquele estilo bem de despedida de Tancredo Neves!!! Podem rir, eu deixo. Mas eu estava super comovido com as perdas de meu país: a morte do presidente que era símbolo de uma abertura democrática no país e a perda do Brasil de Zico na Copa.
Quatro anos depois, sem perigo: eu tinha 16 anos, já era um anarquista e estava totalmente envolvido com o movimento punk local. Então eu já percebia o que existia por trás do futebol; não do esporte em si, não do seu valor cultural, que eu acho belo, mas da sua relação econômica, a relação capitalista, a manipulação que se fazia com esta paixão nacional para a alienação de seu próprio povo. era isso, futebol para mim passou longe durante muito e muito tempo.
Hoje sou um matemático e adoro ver as relações que existem de probabilidades dos jogos, a situação das seleções, os pontos e os lugares que ocupam para as futuras partidas ( oitava-de-final, quartas-de-final...), mas só quero saber do jogo depois que acaba e todo mundo já sabe o resultado, e fico torcendo para que as minhas previsões dêem certo... quem sabe um dia eu aposto e ganho uma grana? Não, não me pergunte nada sobre os jogadores, só sei o nome de dois na seleção brasileira: Ronaldinho e Ronaldinho. Não assito aos jogos, não gosto mesmo de futebol e não tenho nada contra uma pelada na rua, não tenho nada contra a prática deste esporte . Inclusive achava lindo a paixão que meu sobrinho tinha pelo futebol e torcia para que um dia ele alcançasse o sonho dele em virar um jogador profissional... ele ao menos se dedicava a isso!.
Mas nem gosto de futebol ( não me imagino jogando e nem gosto de assistir a uma partida, não me faz sentido, talvez seja como se eu estivesse assistindo um documentário japonês com legenda em islandês sobre reprodução celular) e sou racionalmente contra esta relação de adoração que se tem por ele, esta relação de heroísmo que se dá aos jogadores, esta prática de tudo parar, de largarmos mais cedo do trabalho por causa do jogo, e de esquecermos todos os nossos problemas sociais por causa dele... gostar de futebol , é torcer por ele, querer que ele fique bem, que ele seja justo e menos violento, que não represente uma degradação e alienação da humanidade, é torcer para que se vença quem melhor jogar... independente de time ou seleção. Eu acho que eu gosto definitivamente de futebol, mas sem assitir e sem jogar e sem torcer por seleção alguma.
Bem, mas a culpa não é do futebol nem pela alegria e nem pela infelicidade da nação...
Uma outra relação que eu tenho com o futebol é ler vez ou outra o Blog da Soninha, não pelo futebol em si, mas pela sua sensibilidade e teor crítico diante de muitas coisas, Soninha é uma das maiores argumentadoras que eu conheço e sobre qualquer assunto, bem, como ela gosta de futebol e trabalha como comentarista, então ela escreve também sobre futebol... que é a única coisa que leio a respeito e... respeito!

Nenhum comentário: