segunda-feira, abril 10, 2006

Eu vou para o Fórum Social Brasileiro!



Bem, já estive presente no FSM, no Fórum Social Potiguar, no Fórum Social Nordestino e já estive também no I Fórum Social Brasileiro (e de todos foi o que mais gostei...apesar do frio que senti em Belo Horizonte e que foi de matar!!!).
Dessa vez eu não vou acompanhar o evento todo, só irei para duas atividades e que faço questão aqui de divulgá-las e quem quiser saber mais indico aqui estes sites:
www.fes.org.br

www.fesgenero.org

http://www.redesejuventudes.org.br

http://www.fsb.org.br/




Primeira atividade:
Atividade Realizada pela rede Juventudes

Área de dialogo: Os sujeitos políticos e suas relações
Tema: Gerações, novas formas de sociabilidade e de participação política
Formato: Debate
21/04 8h às 11h e 11h30 às 14h30
Título: Juventudes e esfera pública: discursos, práticas e o papel da mídia
Parceiros: ETAPAS, Canto Jovem
Palestrante: André Sobrinho, Jakeline Lira, Lívia De Tommasi
Objetivo: Contribuir para o aprofundamento da reflexão conceitual sobre juventudes.
Resumo: A atividade propõe uma reflexão a partir de pesquisas realizadas por jovens e especialistas acadêmicos sobre as possibilidades de atuação dos jovens e as demandas juvenis no espaço publico. Organizada em forma de mesa-redonda, a atividade tem 3 convidados que apresentarão suas investigações e participarão de debate com os demais presentes.



Segunda atividade:

Oficina: Juventudes Negras: o que mudou depois de Durban?

Que contribuições podem dar os jovens negros e as jovens negras do Brasil ao processo de construção da Conferência das Américas (Santiago +5)*, prevista para julho, deste ano, no Brasil? Já podemos observar impactos na vida dos jovens a partir dos resultados da Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Intolerâncias Correlatas, realizada em Durban, África do Sul, em 2001? O que mudou na nossa realidade desde então? E qual o papel da sociedade civil nesta história?

Para saber mais sobre a importância destas conferências internacionais e promover uma escuta sobre questões importantes para os e as jovens neste contexto, convidamos você a participar da oficina Juventudes Negras: o que mudou depois de Durban? Será no sábado, dia 22/4, das 8h30 às 14h30* durante o II Fórum Social Brasileiro (favor verificar programação oficial para mais detalhes sobre sala e horário exato – a oficina estava originalmente inscrita para o período de 11h30 às 18h, mas estamos tentando transferi-la para o período de 8h30 às 14h30).

Esta oficina é uma iniciativa de jovens de diferentes organizações e movimentos da luta negra, que contam com apoio da Fundação Friedrich Ebert (FES), uma entidade sem fins lucrativos da Alemanha. Desde 2004, a FES tem apoiado a participação de jovens negros e negras em espaços de tomada de decisão, como o processo da I Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial e, neste ano, o processo da Conferência das Américas. Será muito legal se você puder estar com a gente no Recife para conversar sobre esta história!!

Agradecemos inscrições antecipadas (para previsão de apoio logístico) pelo e-mail: anaclaudia@fes.org.br
Mais informações com Deivison Nkosi - nucleo_rotacao@yahoo.com.br



*A Conferência das Américas acontecerá em 26, 27 e 28 de julho (checar esta informação por favor), em Brasília. É resultado da mobilização de organizações da sociedade civil dos países da América Latina e do Caribe e da iniciativa dos governos do Brasil e do Chile, com apoio do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos. Ela acontece seis anos depois da Conferência de Santiago do Chile, em 2000, preparatória para Durban no contexto do continente americano. Tem como objetivo conhecer as boas práticas da região pós recomendações do Plano de Ação construído em Durban, em 2001.

Nenhum comentário: